Festival celebra compromisso com pluralidade e ibilidade com cultura de motos e rock. Edição acontece de 24 de julho a 2 de agosto, em Brasília 4b30v
Maior festival de moto e rock da América Latina, o Capital Moto Week reforça mais um ano seu compromisso com ibilidade, diversidade e inclusão. De 24 de julho a 2 de agosto, em Brasília, um complexo de 320 mil m² deve receber cerca de 800 mil pessoas, 300 mil motos e 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo. Entre eles, um público muito especial e que é acompanhado de perto pelo CMW Por Todos, programa que assegura a participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de forma acolhedora e sem barreiras nas atividades. 4q4p4z

De acordo com a CEO do Capital Moto Week, Juliana Jacinto, o CMW Por Todos apresenta soluções efetivas de ibilidade e inclusão no festival, que é considerado um ponto de encontro para todas as pessoas. “Usamos a caveira como símbolo da igualdade, já que debaixo da pele somos todos iguais. Com as ações de ibilidade e inclusão buscamos fazer com que as pessoas com deficiência e todas as tribos se sintam pertencentes, confortáveis e seguras para entrar, usufruir e se divertir sem barreiras ou preconceitos“, afirma.
O trabalho de conscientização começa antes mesmo da abertura dos portões do festival por meio de campanha promovida nas redes sociais oficiais do CMW. Lá, o público é orientado a ter uma postura amigável, inclusiva e corresponsável no festival. Já durante os dias de CMW, a ibilidade e a inclusão podem ser vistas em todos os cantos, desde banheiros adaptados, rotas íveis e audiodescrição de cardápios até um concierge exclusivo para oferecer e ao público.
“É um orgulho ver que o CMW se tornou um espaço de celebração da pluralidade, acolhendo públicos diversos com respeito e cuidado. Projetamos o festival para garantir uma experiência única, onde o público pode estar imerso na cultura e no estilo de vida das motos e do rock. É um espaço de conscientização e a prova de que todos podem viver com liberdade, emoção e aventura“, acrescenta Juliana.
Entre as iniciativas estão a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos shows principais, a disponibilidade de ingressos gratuitos para pessoas com deficiência e a oferta de apoio personalizado. Na edição de 2024, o CMW ofereceu ingressos gratuitos para 800 PCDs, além de disponibilizar cordões de identificação, cadeiras de rodas e kits sensoriais, que ajudam a descomprimir, a acalmar e a reduzir a ansiedade de pessoas neurodivergentes.
A expectativa para este ano é ampliar o atendimento, tornando o festival cada vez mais inclusivo: “O CMW foi se moldando ao longo de mais de 20 anos, até chegarmos ao formato que temos hoje. Nesta edição serão 10 dias de programação e mais de 100 shows de algumas das maiores bandas do rock nacional e internacional. Queremos que este público possa aproveitar todos os espaços e momentos únicos que só a Cidade da Moto pode oferecer“, reforça a CEO.
Confira ações voltadas para deficientes físicos, auditivos, visuais, intelectuais, pessoas com síndromes variadas e pessoas com mobilidade reduzidas:
- Ingresso gratuito para PcD e meia-entrada para um acompanhante, garantindo que todos possam participar sem barreiras financeiras.
- Estacionamento gratuito com vagas reservadas, facilitando o o.
- Concierge exclusivo para oferecer e personalizado às pessoas com deficiência, tornando a experiência no festival o mais agradável possível.
- Rota ível em todo o festival, o aos principais locais e atrações com sinalização e rampas, garantindo que as pessoas possam se deslocar com segurança entre os ambientes.
- Empréstimo de kits sensoriais para pessoas neurodivergentes, ajudando a acalmar e reduzir a ansiedade, gerando sensação de conforto e segurança.
- Praça de alimentação ível com mesas preferenciais adaptadas para cadeiras de rodas e um amplo espaço para circulação.
- Audiodescrição de cardápios, facilitando a escolha de refeições para pessoas com deficiência visual.
- Banheiros adaptados estrategicamente distribuídos por todo o festival, assegurando o facilitado a todos os participantes.
- Área exclusiva para pessoas com deficiência na arena de shows, próxima ao palco principal, proporcionando uma visão adequada dos shows e ambiente confortável para desfrutar da experiência musical.
- Intérprete de Língua Brasileira de Sinais nos shows principais.
- Distribuição de cordão de girassol para identificar deficiências ocultas.
- Roda gigante ível e gratuita.
- Equipe de atendimento orientada, assegurando um serviço atencioso e eficiente, adaptado às necessidades dos participantes.
Ingressos CMW 2025| www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até às 15h | Crianças de até 12 anos não pagam, desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário, que garante desconto especial no valor da inteira, é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível | PCD tem o grátis e, se necessitar de acompanhante, este tem direito à meia-entrada | Pessoas com 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Obrigatória apresentação de documento de comprovação válido de meia-entrada no momento do o.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!