Universo digital será usado para agregar valor aos serviços do órgão de trânsito 53p1k

Texto: Redação Fotos: Flickr/Muadiv/Yosomono 6v731n

QR Code na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) 6g104s

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), do Ministério das Cidades, apresentou, nesta terça-feira (09), o funcionamento da nova tecnologia de QR Code na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que visa aumentar a segurança contra fraudes e cópias ilícitas do documento. A iniciativa está valendo desde o dia 1º de maio e já têm mais de 300 mil CNH, com o novo modelo, em todo país.

QR Code

A tecnologia permitirá que os dados dos motoristas brasileiros sejam ados pela leitura do QR Code, que dará o ao banco de dados do DENATRAN, onde estará uma versão digital da CNH, com dados biográficos e foto do titular do documento.

Por motivos de agenda, o ministro Bruno Araújo foi representado pelo secretário executivo Marco Aurélio Queiroz, que elogiou a iniciativa de tornar o documento mais seguro. “O DENATRAN, como entidade vinculada ao Ministério das Cidades, vem buscando assuntos e temas que são importantes para a população. E agora encontrou elementos que facilitam e tornam os processos mais seguros e mais aderentes a uma realidade de tecnologia que a nossa sociedade hoje tanto deseja”, destaca Queiroz.

Universo digital à disposição

Também participou do evento a presidente do Serpro, Glória Guimarães, que comentou a união entre os dois órgãos. “Para nós, tem sido um marco essa questão do mundo digital para o cidadão e para a gestão do Estado. Temos uma obrigação de prestar esse serviço, já que, cada vez mais, o mundo está ficando digital. Ações nesse sentido tendem a melhorar a vida do povo no que diz respeito à segurança do documento”, reforça Glória.

Para o diretor do DENATRAN, Elmer Vicenzi, essa segurança não fica somente no campo da documentação de trânsito. “Antes, a verificação se dava apenas dos dados biográficos presentes na CNH, podendo a foto não ser a do titular de fato do documento, configurando fraude. Essa implementação vai permitir a toda sociedade conferir a foto. Qualquer setor da sociedade poderá ter o, seja numa relação civil, seja numa relação empresarial, como bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos, por exemplo”.

De acordo com Elmer, toda CNH produzida a partir do mês de maio já conta com a inovação tecnológica e que, em um prazo de cinco anos, atingirá 100% dos condutores brasileiros.